
Em Maio de 2025, a ASMMT vê aprovada a sua candidatura ao programa POISE – Parcerias para o Impacto, com o projeto «+ IntegrativaMente».
Este é um projeto que vem dar continuidade ao projeto Integrativamente desenvolvido pela ASMMT desde 2022. Através dos mesmos alicerces e boas práticas que o anterior projeto foi desenvolvido, o +Integrativamente pretende mais do que capacitar, reintegrar pessoas com doença mental grave.
Este projeto apoia pessoas com doença mental grave, com idade igual ou superior a 18 anos na região do Médio Tejo no seu domicilio. Para além desta atividade serão ainda desenvolvidas diferentes atividades com a comunidade que potencializarão o contacto social, a inclusão social e a reintegração na comunidade.
Este projeto inicia-se a 5 de Agosto de 2025 e poderão realizar referenciações todos os profissionais de saúde. cuidadores ou os próprios através dos links correspondentes.

O programa
O +INTEGRATIVAMENTE promove:
-
Intervenção psicossocial para pessoas com doença mental e/ou seus cuidadores ao domicílio ou no Espaço Integra (residentes nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha);
-
Literacia em saúde mental para diferentes públicos: pessoas com doença mental, familiares e cuidadores, profissionais, estudantes dos diversos ciclos, comunidade em geral;
-
Atividades que promovem o movimento da população alvo, numa ação de promoção de vínculos sociais;
-
Ações de combate ao estigma associado às doenças mentais.